Comunicação integrada: afinal, como funciona?

//Comunicação integrada: afinal, como funciona?

O grande Philip Kotler diz que a Comunicação Integrada é uma análise das funções estratégicas de cada atividade da Comunicação para que se possa aplicar uma integração contínua. Vamos traduzir? É o famoso “tudo junto e misturado” bem feito. Mas, afinal, como garantir o sucesso de táticas tão diferentes? E esse cruzamento?

Por aqui, sempre dizemos que a Comunicação pode ser feita por partes, já que cada empresa tem o seu timing e prioridades em termos de investimento e objetivos de negócio. O importante é começar. Seja com Assessoria de Imprensa ou com redes sociais, comece! A reputação é conquistada em longo prazo. E é no meio desse processo que ocorre uma evolução natural e o integrado acontece, mesmo que leve tempo.

Nós explicamos. A Comunicação Integrada nada mais é do que a aplicação de diferentes táticas que constam em um plano macro de Comunicação Corporativa. Ponto um: análise e diagnóstico, mapeamento de públicos, definição de prioridades. Depois é operacionalizar todo o plano, dentro de temas como relacionamento com a imprensa, Marketing Digital, marketing de relacionamento, conteúdo estratégico…

O importante mesmo é garantir o que chamamos de estratégia de “cross content”. Em bom português, o cruzamento de conteúdos e ações. E é aí que entra a lindeza da comunicação, que passa então a ser integrada. Quer contar a história da sua marcar? Então é preciso ter uma estratégia e contá-la de forma específica para cada público. Para os jornalistas, via assessoria de imprensa; para os fãs da marca, pelas redes sociais; para os funcionários, por meio de uma comunicação interna; para os stakeholders, com marketing de relacionamento.

O importante é que a sua história é uma só, mas bem trabalhada para cada um desses públicos. Ou seja, podemos dizer que a Comunicação integrada é o complemento, bem feito, de um storytelling que acontece entre uma tática e outra. Integrar para uma única história e objetivo comuns.

Tem dúvidas? Fala com a gente. Adoramos um papo “cabeça”! 😉

Viva!

2018-12-12T09:40:42+00:0012 de dezembro de 2018|Categories: Comunicação Corporativa|